top of page

Oitava Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária reúne cerca de 2 mil pessoas no primeiro dia.

13/05/2017

A abertura oficial da 8ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária – FEIRAFES, evento realizado pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia – FATRES, aconteceu nesta sexta-feira (12) no teatro da Casa de Cultura em Valente. No primeiro dia da feira, cerca de 2 mil pessoas participaram do evento e conheceram os produtos dos 150 expositores presentes.                                   

 

O evento teve início com a apresentação do forrozeiro Del Feliz, que na oportunidade recebeu o título de cidadão Valentense pelo importante trabalho cultural e artístico que desenvolve, inclusive cantando em versos o cotidiano de Valente. A mesa de abertura da FEIRAFES esteve composta por representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Valente, representantes de Consórcios Públicos e Entidades da Sociedade Civil. O coordenador Geral da Fatres, Urbano Carvalho, deu início as falas e destacou que o evento vem se fortalecendo a cada ano. “A presença de três territórios e representantes dos governos desses territórios, mostra que a Feira está dando o resultado esperado. É nossa obrigação criarmos esses espaços de diálogo sobre políticas públicas para a agricultura familiar, troca de saberes, mas principalmente para que esses pequenos possam comercializar tudo aquilo que produz e não encontra os espaços necessários para isso”, pontuou.                                                                                                   

 

Para o Diretor Executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Wilson Dias, a disseminação dessas ações torna mais forte a agricultura familiar não só dos territórios participantes, mas em toda Bahia. “A grandeza deste evento é a possibilidade das trocas de experiências entre os participantes que mais do que só a troca das experiências é o fortalecimento da agricultura familiar. É a reafirmação de que quem sustenta realmente o nosso país e quem coloca comida diariamente em nossas mesas são os pequenos”, afirmou WilsonDias.                                                                               

Presente ao evento, o presidente do Consisal, Dival Pinheiro, falou sobre o papel que as entidades de fortalecimento da agricultura familiar desempenham na Bahia e destaca que os consórcios vêm somando muito nesse processo. “O fomento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, tem como principal objetivo o desenvolvimento rural e local sustentável, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda, agradeço a Wilson Dias por ter citado o Consisal como uma referência entre as experiências de consórcios e reafirmo que todo trabalho desenvolvido só é possível graças aos nossos produtores e produtoras”, destacou Dival.                                               

 

Durante os dois dias de evento, espera-se que movimentar mais de 1 milhão de reais, e uma das atividades que garantem essa movimentação econômica são os Leilões, que esse ano ganha uma nova cadeia produtiva, a de equinos. O espaço se consolida a cada ano de realização e tem se firmado no calendário do Território do Sisal. “Não podemos retroceder, temos que continuar fazendo essa Feira.                                                   

 

A feira se tornou um patrimônio não de Valente, não do território do Sisal, mas do Semiárido baiano. A razão da existência desse evento são os agricultores e agricultoras”, ressalta José Silva, Secretário Executivo do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal. Nesse oitavo ano de FEIRAFES, a participação efetiva do público alvo do evento que são dos agricultores e agricultoras vem se tornando cada vez maior. Esses participantes aproveitam a movimentação para comercializar seus produtos ou para participar das oficinas de troca de saberes que acontecem paralelamente as outras atividades da Feira.                                                     

 

A FEIRAFES acontece até a noite deste sábado (13), diferente dos anos anteriores, esse ano o evento será apenas de dois dias, ainda terá os leilões de animais, oficinas temáticas, além dos shows dos artistas culturais.

Texto: Tiana Eni/ Colaboração ASCOM Consisal

Foto: Toni Carvalho

bottom of page