Primeira Água
Mais de 22 mil cisternas em todo o Território do Sisal
O projeto é uma realização do CONSISAL em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O mesmo tem como objetivo a garantia do acesso à água de qualidade à família de baixa renda da zona rural dos municípios consorciados, através da construção de cisternas de placas para captação e armazenamento da água de chuva para o consumo humano, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para as famílias beneficiadas.
Cada cisterna tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água, tendo como sistema de captação o telhada da casa. Ao todo foram construídas no território 11 mil cisternas em 19 municípios na primeira etapa em 2013, foram 3200, na segunda etapa em 2014 foram entregues 7.800 cisternas. Para que cada família possa ser contemplada pela tecnologia, técnicos capacitados pelo CONSISAL realizam cadastros das famílias dentro dos critérios determinados pelo MDS, como a capacidade de retenção de água no teclado da casa do beneficiado, e estar cadastrado no programa Bolsa Família.
Após os cadastros as famílias são capacitadas em curso de gerenciamento de recursos hídricos onde recebem orientações da forma como manusear as cisternas e cuidados que devem ter com a água para evitar contaminação da mesma e evitar doenças, posterior a isso as cisternas são construídas por pedreiros contratados pelo CONSISAL e também capacitados a construir a tecnologia. Um ciclo que dá a família e a comunidade oportunidade de sanar a falta de água boa e ainda gera renda nos municípios e comunidades contempladas.
Universalização (terceira etapa)
O objetivo do CONSISAL é universalizar o acesso à água para o consumo familiar. Neste ano serão construídas mais 11.687 cisternas para uso familiar de 16 mil litros e 130 cisternas escolares, um grande passo para atingirmos a universalização do acesso a um recurso tão importante. O processo de cadastramento e construção será executado pela FATRES (Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia), com a coordenação geral e monitoramento feito por equipes do CONSISAL.