top of page

Segunda Água

Mais Produtividade no Semiárido

O Projeto do CONSISAL em parceria com o MDS, tem como objetivo de utilizar a água das chuvas e outras fontes hídricas locais na implantação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares dos municípios do CONSISAL.

Estão sendo beneficiadas 3 mil famílias através da construção de 1mil cisternas com capacidade para armazenar 50 mil litros de água, implantação de 1 mil aviários familiares para a produção de galinha caipira (semi-confinada), 2 mil hortas verão tendo como base os princípios da agricultura familiar, construção de 1 mil barreiros familiares e ampliação de 1 mil fontes hídricas (barreiro familiar) já existente nas propriedades contempladas e 50 barreiros comunitários.  

 

Com as ações desenvolvidas pelo projeto pretende-se emancipar econômica e financeiramente às famílias, contribuindo para minimizar os efeitos dos longos períodos de estiagem e possibilitando a permanência da mulher e do homem do campo em seus locais de origem, garantindo alimentação de qualidade e em quantidade suficiente para o sustento. 

Kit 1 (Aviário, cisterna, horta e banco de forragem)

Estão sendo beneficiadas 3 mil famílias através da construção de mil Kits produtivos com cisterna de 52 mil litros de capacidade, horta, banco de forragem e um aviário entregue com 200 pintos Label Rouge para produção. Este é o Kit 1 do Segunda Água, nessa primeira etapa do projeto mais de 100 já foram entregues.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado todo a produção de frangos que o Território contabilizará a partir dos aviários do projeto não vai ficar sem escoamento, já que um abatedouro regional deverá ser viabilizado para beneficiar a produção.

Kit 2 (Barreiro Familiar)

Os participantes do Segunda Água são beneficiados diretamente com um barreiro familiar na propriedade, com capacidade para armazenar mais de 400 mil litros. O objetivo é fornecer mais uma alternativa de armazenamento para servir de reserva caso a águada cisterna de 52 mil litros seja totalmente utilizada num periodo de estiagem. O intuito é contribuir mais na produção dos alimentos e gerar renda à família, além de ser fonte de alimento, sanando a sede dos animais.


Em 2015 foram entregues mais de 500 barreiros familiares, serão ao todo mil barreiros, com a conclusão do projeto. Cada barreiro tem a dimensão de 19 metros de comprimento, 7 de largura e 3,5 de profundidade.

 

Kit 2 (Barreiro Comunitário)

O projeto Segunda Água está contribuindo para uma nova realidade no Território do Sisal, através do Kit 3, composto por um Barreiro Comunitário com capacidade para armazenar a partir de 20 milhões de litros de água.

 

O consórcio está dando um importante passo para que os municípios se preparem para perídos longos de estiagem. Serão ao todo 50 Barreiros, totalizando cerca de 1 bilhão de litros de armazenamento em todo o território.

O kit 1 já está mudando a vida de muita gente:
Fale com a coordenação do projeto

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page