REPRESENTANTES DO ESPORTE DO TERRITÓRIO DO SISAL PARTICIPAM DE QUALIFICAÇÃO PROMOVIDA PELA SUDESB.

Na noite desta sexta-feira (21), teve início o curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol promovido pela Superintendência de Desporto do Estado da Bahia- Sudesb, no município de Serrinha. O curso acontece entre os dias 22 e 23 no Centro Juvenil Santo Alessandro.
A mesa de abertura esteve composta pelo diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, Manfredo Lessa, representando o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Sinval Vieira, coordenador de excelência esportiva da Subesb, por Luiz Machado, presidente da Federação Baiana de Desporto de Participação- FBDP, Gustavo Miranda, ex-chefe de gabinete da Sudesb, pelo jogador Nadson, representando os jogadores e pelo coordenador de esportes de Serrinha, José Trabuco.
Os dirigentes das ligas, representantes do esporte dos municípios do Território do Sisal e ex-jogadores, realizaram o credenciamento que garante a participação na qualificação que vai abordar noções básicas para desenvolvimento de ações administrativas, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais compatíveis com o mercado atual do futebol amador e profissional.
Segundo Elias Dourado essa é uma experiência pioneira. “É a primeira vez na história dos estados que se realiza um curso como esse, onde teremos a oportunidade de estar no interior levando qualificação. Idealizamos o curso para fazer com que as entidades que atuam no futebol se organizem para ter uma melhor estrutura”. Pontuou.
A aula inaugural foi ministrada por Dr. Ney Santos, assessor técnico da Sudesb que apresentou um resumo sobre a Teoria Geral da Administração e falou de pontos importantes para estruturar as ligas, citando também a importância dos dois consórcios públicos da região (Sisal e Bacia do Jacuípe). “Deve ser utilizado as experiências exitosas dos projetos dos consórcios que tem demonstrado alto nível de organicidade, para somar no fortalecimento do esporte de base nos Territórios. Prova dessa importância se dá na execução da segunda edição do Jogos Estudantis do Consisal, apoiado pela Sudesb”. Destacou.
Para Sinval Vieira, o Governo do Estado entende a importância de trazer ações como essa para interior, pois compreende a necessidade de fortalecer o esporte na base. “Nosso foco é a base, os municípios, o comunitário. Estamos aqui rompendo os limites de espaço para atender essa demanda tão importante, encontrando formas de equalizar as oportunidades através da qualificação, pois a maioria dos talentos do futebol vem do interior”. Ainda em sua fala, Vieira citou o saudoso atleta serrinhense, Carlinhos Capenga. “Quantos atletas foram revelados por Carlinhos, não podia deixar de falar de um homem que contribuiu tanto para o esporte e que nos deixou muitas saudades”. Finalizou.
Serão realizados 23 encontros, envolvendo os 417 municípios dos 27 Territórios de Identidade, com carga horária de 16 horas. Idealizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), o projeto de qualificação tem o apoio do Ministério do Esporte e da Federação Bahiana de Futebol. Para executar a ação, a Sudesb tem o apoio operacional da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP).



