top of page

Evento promovido pela FECBAHIA é marcado por eleição da nova diretoria

01/04/2017 

No auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador aconteceu durante o dia 31 de março, o II Simpósio Integra Bahia, evento realizado Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia – FECBAHIA, entidade que tem como intuito buscar o fortalecimento dos Consórcios Públicos no Estado. O Simpósio é o espaço onde prefeitos, consórcios e o governo do estado, dialogam sobre as estratégias e ações que levam mais desenvolvimento aos territórios do estado da Bahia.

Na abertura do evento, tivemos grandes nomes na mesa, onde fizeram um breve discurso sobre o tema Atuação e importância dos Consórcios Públicos no Território Baiano. Com participação do Vice Governador do Estado e secretário de Planejamento - João Leão, dos Secretários, Jerônimo Rodrigues – Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), Jonas Paulo - Coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, Zenildo Brandão - Coordenador de Consórcios do Estado da Bahia e José Geraldo dos Reis - Secretário Estadual do Meio Ambiente, e do então Presidente da FECBAHIA Osni Cardoso.

Dentro da programação do II Integra Bahia, foi realizada a eleição da nova diretoria da Fec, onde o prefeito de Lamarão e Presidente do CONSISAL, Dival Pinheiro concorreu em chapa única e eleito por aclamação ao cargo de Presidente da FECBAHIA, juntamente com o Prefeito de Lafaiete Coutinho e Presidente do CONVALE, José Freitas de Santana à Vice-Prefeito Institucional, à Vice-Presidente Administrativo o Prefeito de Itacaré e Presidente do consórcio Litoral Sul, Antônio Mário Damasceno, para a função de Tesoureiro, o prefeito de Capela do Alto Alegre e Presidente do Consórcio da Bacia do Jacuípe, Claudinei Xavier Novato, com 1º Suplente o Prefeito de Matina e Presidente do Consorcio Alto Sertão, Juscelino Fonseca, e 2º Suplente Prefeito de Lajeado e Presidente do Consorcio Construir Extremo Sul, Humberto Carvalho.

Dival Pinheiro atua à frente do CONSISAL desde janeiro do ano corrente, em seu segundo mandato na prefeitura de Lamarão, e agora Presidente da Fec, se mostra determinado no fortalecimento dos consórcios, “porque o consórcio é uma junção de prefeitos regional, territorial, e cada território tem uma economia voltada de forma diferente e essa economia gerou esses territórios, que são demandados para os governos federal e estadual e das próprias prefeituras. Então, esses recursos são capitaneados de maneira consorciada, fiscalizado pelos prefeitos que fazem parte do consórcio e cada dia que passa, os consórcios vem dando provas que as ações conseguem chegar na ponta com mais rapidez e menos custo”, afirmou Dival

Para Osni Cardoso que já atuou no cargo de Prefeito de Serrinha, Presidiu o CONSISAL e foi o primeiro Presidente da FECBAHIA, falou sobre os avanços que a Fec teve nos seus dois anos de criação. “A Federação nasceu com o intuito de intensificar a política de consórcios no estado, em dois anos conseguimos filiar 23 consórcios dos 30 existentes na Bahia, dois eventos do Integra Bahia, e conseguimos várias reuniões com o estado. Pudemos nivelar o conteúdo e conhecimento sobre a política de consórcios e ao mesmo tempo fazer com que vários outros consórcios conseguisse acessar algum tipo de convênio e editoração para dar os primeiros passos na gestão pública na Bahia.” finalizou Osni.

Com a participação do público presente de representantes e colaboradores de vários consórcios do estado, no evento foi reafirmado à importância dos consórcios na gestão pública, levando em consideração todas as ações desenvolvidas por eles, e a importante as parcerias com o governo do Estado. A gestão compartilhada de recursos, e as ações consorciadas vem mostrando resultados extremamente importante e tem tido o reconhecimento do governo do estado.

bottom of page