top of page

CONSISAL participa de intercâmbio a Agroindústrias Familiares de Pequeno Porte em Luís Eduardo Magalhães

11/04/2017 

O mercado da agricultura familiar esta em pauta para ampliação através da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em intercâmbio para conhecer as agroindústrias familiares de pequeno porte, que já aderiram ao SIM, representando o CONSISAL o secretário Executivo, José Silva, e equipe do SIM/SUASA, Jocemari Alves e Carlos Alexandre, estiveram em comitiva a Luís Eduardo Magalhães.  As Visitas ocorreram nos dias 05 e 06 de abril, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Consórcios Públicos da Bahia.

A ideia do intercâmbio foi de conhecer as experiências da implantação do SIM no município. Como resultado de uma criação um grupo de trabalho composto por representantes da SDR e da Adab para discutir sobre as experiências vivenciadas, com o objetivo de ampliar os perfis para atender à demanda da agricultura familiar baiana. Com a participação de 70 municípios, através dos Consórcios Públicos CONSISAL, Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe Piemonte Norte do Itapicuru, da FECBAHIA e de prefeituras.

As agroindústrias familiares visitadas já atuam com o SIM desde 2009. Foram conhecidas experiências de sistemas produtivos de vários seguimentos, a avicultura, que abate em média de 500 frangos por dia, o abatedouro de suínos (porcos), onde são abatidos 40 animais ao dia, e a fabrica de embutidos e defumados, que trabalha com 15 produtos, sendo que, esta já atua com o Selo de Inspeção Estadual (SIE).

O Senhor Manoel Cristiano Becker atua na área de avicultura há 15 anos, sendo que com o SIM há 08 anos, proprietário de uma das agroindústrias visitadas, ele disse o quanto era desagradável trabalhar na clandestinidade. “As dificuldades eram grandes, a começar que o mercado começou a exigir marca e o selo de qualidade, hoje a partir do SIM tenho a tranquilidade de levar meus produtos para as entregas no mercado, sem falar que minha produção expandiu”.

Segundo o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, expectativa é que o intercâmbio ajude aos agricultores familiares em uma esfera estadual, em parceria com outros órgãos estaduais, prefeituras municipais, consórcios e federação. “Os relatos mostram que ninguém anda sozinho. Se o empreendedor individual ou cooperado não contar com o esforço das prefeituras e o apoio do Estado, por meio de órgãos como a Adab, que pactue ajustes nas infraestruturas, sem exageros, a vida do empreendedor fica mais difícil”.

O SIM no município de Luís Eduardo Magalhães está em um grau diferente das outras regiões do estado, a exemplo do Território do Sisal que até o momento os municípios ainda estão no processo de aprovação da Lei.

Para o secretário executivo do CONSISAL e presidente do Conselho do Fórum Executivo da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia), José Silva, conhecer a estrutura de funcionamento e forma de fiscalização de Luís Eduardo é importante para atuar junto aos consórcios já conveniados e ampliar esse trabalho para outras regiões do estado. “Conhecer o SIM, ver como ele funciona, e conhecer esses empreendimentos que já contam com essa certificação é o que sonhamos em fazer em nosso território. Beber dessa experiência vai nos fortalecer para que façamos esse trabalho”. 

Para a coordenadora do Projeto SIM SUASA do CONSISAL, a Médica Veterinária Jocemari Alves, conhecer a experiência de Luiz Eduardo foi esclarecedora principalmente a nível técnico. “Ver em nosso estado um SIM que contempla a agricultura familiar, que é o que buscamos com plantas dentro da nossa realidade assim como, um sistema que prioriza a educação e orientação das agroindústrias de pequeno porte, como um vislumbre próximo da implantação do SUASA”.

Conheça mais sobre o SIM/SUASA, clique aqui.

bottom of page