CONSISAL E FATRES REALIZAM CAPACITAÇÃO SOBRE O PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS.
18/05/17

Nesta quinta-feira (18), o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal - Consisal, em parceria com a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia-Fatres, deram início à capacitação para funcionários das escolas que serão beneficiadas com o projeto 3° água.
O encontro é a nível territorial e acontece nos dias 18 e 19 de maio em Conceição do Coité. Os professores e gestores de educação serão capacitados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os merendeiros e zeladores escolares também receberão orientações acerca do projeto, no auditório do Centro Paroquial do município. Hilda Mercês, secretária de políticas agrícola e agrária do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coité, fez uma fala institucional na abertura e deu boas vindas aos participantes. Logo após foi realizada uma dinâmica pela equipe da Fatres.
A apresentação do Cisternas nas Escolas, foi realizada por Murilo Araújo, coordenador geral do projeto. Em sua fala, Murilo destacou os objetivos gerais e a importância dos municípios aderirem. “O objetivo das cisternas escolares é levar água para as escolas rurais de todo Território do Sisal, que sofrem com a carência de água. Nesse primeiro momento vou explicar como funciona o projeto, amanhã nós falaremos do que é necessário para a implantação e a importância das tecnologias sociais”, pontuou. O objetivo da capacitação é envolver os sujeitos que devem protagonizar a ação, para que compreendam o objetivo do projeto e como ele será colocado em prática, estimulando o envolvimento da comunidade aos preceitos da convivência com o Semiárido.
O projeto é realizado pelo CONSISAL em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com execução da FATRES. As cisternas têm capacidade para armazenar 52 mil litros de água, a prioridade são escolas públicas da zona rural que não tenham acesso regular à água e que tenham no mínimo 50 alunos, todo processo de implantação é acompanhado por equipe técnica que realizam visitas e fazem todo levantamento da estrutura física, da equipe gestora e da área disponibilizada pela escola.
O Cisternas nas Escolas é um passo inicial no sentido de melhoria na situação das escolas do Semiárido, sendo um dos elementos que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação na região.