top of page

Agroindústrias da Agricultura Familiar é tema de seminário.

José Silva, secretário executivo do CONSISAL e presidente do Fórum dos Secretários Executivos da Bahia, representou a Federação dos Consórcios da BAHIA (FECBHIA), durante o seminário com o tema “Estratégias para potencializar e legalizar o funcionamento das agroindústrias da Agricultura Familiar”, que aconteceu como parte da programação do Bahia Rural Contemporânea – VIII Feira da Agricultura (FEBAFES), realizado na ultima quinta-feira (30), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.

 

Jerônimo Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), falou sobre importância da agroindústria para o segmento da Agricultura Familiar: “A nossa feira confirma a importância das agroindústrias. Temos grande número de produtos expostos e de empreendimentos, e isso só foi possível porque existiram políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar com tema da agroindústria. Não só precisamos consolidar nossa capacidade de processar os produtos da Agricultura Familiar mas, também, consolidar as estratégias já implantadas”.

 

Tão importante quanto saber o que está consumindo é conhecer quem está produzindo. José Silva destacou a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), projeto que os consórcios públicos da Bahia estão implantando. “Temos o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento das agroindústrias da agricultura familiar, e com a implantação do Selo SIM nos municípios da Bahia temos um grande avanço para potencializar a comercialização dos produtos através da certificação, melhora tanto pra quem consume quanto para quem produz, é a segurança da qualidade dos alimentos e a garantia da comercialização dentro do município”.

 

Participaram do encontro o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, a coordenadora executiva da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Renata Rossi, Marcelo Mattos, superintendente da SUAF, Rose Pondé, Superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além de dirigentes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Agricultura, da Anvisa.

bottom of page